Você gosta de ficar esperando o seu pedido no restaurante? Ou de ficar na fila do banco? Congestionamento acho que você também não gosta, né? Claro que não! Ninguém gosta de ficar esperando, e não é culpa de uma geração imediatista, mas de prazos cada vez mais curtos. Imagino que você já teve a sensação de ter muita coisa para fazer, mas pouco tempo para executar. E isso é normal. Sempre buscamos formas de otimizar o nosso tempo. Porém, quando algo demora, ficamos insatisfeitos, pois pode afetar em outras atividades do nosso dia. Então, deixamos de comer em determinado lugar, de pagar contas naquele banco ou de pegar aquele trajeto, afinal, nossa experiência não foi nem um pouco positiva.

Dessa mesma forma funciona a experiência do usuário no mundo digital. O chamado UX (User Experience) é a forma como visitantes, ou mesmo clientes, navegam pelo seu site. Um relatório feito pela Dynatrace mostrou que 88% dos usuários não voltariam a uma loja virtual que proporcione uma má experiência de uso. São vários fatores que estão envolvidos com a experiência do usuário (UX), como o visual, interatividade, intuitividade, o site ser responsivo para dispositivos móveis (celulares e tablets) e velocidade. Vamos entender por que a velocidade do seu site é tão importante:

A atenção do usuário na internet é curta

Já reparou quanto tempo que você fica em uma página no Facebook ou em um perfil no Instagram? Esse tempo é bem curto, pois a atenção na rede é muito dispersa. Ao rolar a barra infinita do Facebook, do Instagram ou do Twitter, você vê várias postagens, coisas engraçadas, notícias importantes e momentos bonitos, mas nada que te prenda por mais de um ou dois minutos.

E quando estamos em um site não é diferente. Buscamos as informações rapidamente, se não a encontramos de um modo fácil, já saímos da página e entramos na próxima. Se esse site demorar para carregar então, já pulamos na hora para o próximo. Assim, quanto mais veloz o carregamento da página, mais fácil será …

Clique aqui para ver a publicação completa