Quem trabalha com e-commerce já deve ter sentido o problema na pele: setor de marketing ou comercial em conflito com o time de Tecnologia da Informação (TI). Muitas vezes, o segundo grupo costuma sair perdendo na discussão. Na opinião de André Petenussi, diretor de tecnologia do Grupo Netshoes, esse cenário precisa mudar urgentemente.

Durante sua palestra no Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2017, ele mostrou como o grupo mudou paradigmas dentro da empresa para alavancar a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas.

“A gente precisa contextualizar uma mudança radical nesse negócio”, afirmou. “A natureza da atuação de TI é diferente nas empresas digitais, como e-commerce. Nelas, a área de TI virou core“, explicou. Hoje, segundo Petenussi, o departamento não trabalha apenas com suporte – o famoso “o site está no ar” -, e o e-commerce sofre quando a empresa não tem uma TI envolvida com o negócio.

A maior dificuldade está, de acordo com o diretor, nas culturas das próprias empresas. “Na área de TI, precisamos olhar outras tarefas que não são ‘tecniquês’, ou seja, atividades que eram nossa zona de conforto. Temos de falar, por exemplo, de vendas, de taxas de conversão”, cravou. E as áreas de marketing e vendas precisam abrir seus dados para os profissionais de Tecnologia da Informação.

“Como engajar essa área sem nem ao menos oferecer informação a ela? [Infelizmente] Vários e-commerces pensam que a TI não precisa desses dados”, lamentou. “A gente precisa mudar o jeito de pensar.”

Netshoes

André Petenussi levou algumas das experiências do grupo Netshoes para o público do Congresso – curiosamente, boa parte do auditório durante a sua palestra era formada por profissionais de tecnologia.

Segundo ele, a empresa integrou profissionais com conhecimentos complementares e formou times de produtos – menores, mais focados e com acesso a informações de desempenhos e vendas. “Nossas equipes são multifuncionais, gente com conhecimentos técnicos e não técnicos, arquitetos, desenvolvedores, UX”, exemplificou.

“[O time de produtos] É basicamente a área, dentro da Netshoes, que faz a cola entre a TI e a necessidade do marketing, do comercial”, complementou.

Se você gostou da notícia compartilhe nos botões abaixo ou ao lado.

Fique atualizado, siga a gente no Instagram Facebook

Faça a análise SEO da sua empresa gratuitamente e em menos de 1 minuto. Análise Mercado Binário

Veja o texto original

Somos uma agência diferente, focada em vendas e automação.
http://criacaode.site
http://desenvolvimentode.site http://criacaositecuritiba.com

Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

Ou entre em contato conosco
Email: atendimento@mercadobinario.com.br


Endereço:
Mercado Binário

3ª andar – Av. João Gualberto, 1881 – Juveve,
Curitiba
Paraná
8003000

Telefones: (41)3908-8448
WhatsApp:(41)99547-3615