De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (6), o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 2,1% em janeiro de 2017, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o recuo da atividade do varejo foi de 4,2%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, desemprego em alta e a necessidade de quitação de dívidas por parte do consumidor, com objetivo de sair da inadimplência, mantiveram o consumo enfraquecido neste primeiro mês de 2017.

A maior queda dentre os segmentos do varejo ocorreu nas lojas de material de construção, com recuo de 3,6%. No segmento de veículos, motos e peças a retração foi de 2,4%, bastante semelhante ao recuo de 2,2% observado no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

Também houve retração de 1,6% em janeiro, tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes como no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Somente houve variação positiva nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas: alta registrada de 0,8%.

Na comparação com janeiro de 2016, todos os segmentos varejistas recuaram neste primeiro mês de 2017: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-11,3%); combustíveis e lubrificantes (-3,2%); veículos, motos e peças (-9,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,2%); e material de construção (-12,1%).

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Se você gostou da notícia compartilhe nos botões abaixo ou ao lado.

Fique atualizado, siga a gente no Instagram Facebook

Faça a análise SEO da sua empresa gratuitamente e em menos de 1 minuto. Análise Mercado Binário

Veja o texto original

Somos uma agência diferente, focada em vendas e automação.
http://criacaode.site
http://desenvolvimentode.site http://criacaositecuritiba.com

Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

Ou entre em contato conosco
Email: atendimento@mercadobinario.com.br


Endereço:
Mercado Binário

3ª andar – Av. João Gualberto, 1881 – Juveve,
Curitiba
Paraná
8003000

Telefones: (41)3908-8448
WhatsApp:(41)99547-3615