Os anúncios do Google Shoping capturaram 53% do budget dos varejistas pela primeira vez, de acordo com uma pesquisa nova da Sidecar.

No Relatório de Benchmark do Google Shopping de 2017 que examina os dados de mais de 19 bilhões de seções de usuários nos sites de e-commerce em 2016, mostrou que no último ano foi o ponto crítico para os anúncios de compra versus anúncios de texto.

No passado, os anúncios de texto estiveram no topo da prioridade do Google, mas agora os anúncios de compra são a preferência dos varejistas para vender produtos no site. No total, o Google Shopping foi responsável por 16,1% das vendas no e-commerce em 2016. A porcentagem representa um grande salto desde 2015, quando o Google Shopping liderava apenas 9% do total de vendas nos sites. O total foi  um aumento de 79% em relação ao ano anterior.

Varejistas também estão usando o Google Shopping para converter os consumidores mobile. Em 2016, os dispositivos móveis foram responsáveis por 29% do total da receita do Google Shopping, um acréscimo de 17% em 2015. Outros 59% e 12% de receita vieram do desktop e do tablet, respectivamente. Os varejistas estão melhorando o ROI do mobile dos anúncios no Google Shopping – e a conversão desses anúncios teve um aumento de 1,62% em 2015 para 1,77% em 2016.

Um resultado surpreendente do estudo é em relação ao custo por clique (CPC) que tem caído em quase todas as verticais estudadas. Este resultado pode parecer contra-intuitivo à primeira vista porque o Google lançou os formatos de anúncio de compra e a competividade dentro do canal diminuiu, de acordo com Mike Perekupka, senior statistical analyst da Sidecar.

Parece que os varejistas estão mais confortáveis ​​em buscar cliques em seus anúncios do Google Shopping no celular em 2016, incentivados pelo aumento das taxas de conversão de celulares. Como os cliques no mobile geralmente custam menos do que os cliques da área de trabalho, o CPC médio geral diminuiu”, disse ao FierceRetail.

Outra descoberta surpreendente foi que o tablet ultrapassou o desktop em termos de crescimento anual nos cliques do Google Shopping e ROAS. Perekupka diz que isso provavelmente está vinculado ao ajuste de lance do Google AdWords para tablets introduzido em 2016. “Seus ganhos de desempenho surpreendentes sugerem que mais varejistas devem levar o tablet a sério”, disse ele.

O relatório também analisou os hábitos de pesquisa dos consumidores e descobriu que quanto mais específica a consulta, maior a intenção do pesquisador de comprar um produto. E houve uma grande diferença entre os itens de marca e os itens sem marca – os cliques das pesquisas de marca resultaram em ROI 16% maior que as pesquisas sem marca.

Olhando para o futuro, o Google continuará a lançar novos recursos para sustentar o rápido crescimento do canal de compras.

“É possível que o Shopping se expanda para a plataforma de pesquisa de voz nascente do Google em breve”, disse Andre Golsorkhi, fundador e CEO da Sidecar, à FierceRetail.

Como resultado, os varejistas estão se tornando melhores em refinar a otimização para campanhas de Google Shopping nos dispositivos: desktop, mobile e tablet. De acordo com Golsorkhi, o próximo desafio dos varejistas será gerenciar a audiência no Shopping.

“Com o acréscimo do Customer Match e RLSAs para compras, o Google está caminhando em direção a uma competição direta com o Facebook por público-alvo. Os varejistas terão como objetivo capitalizar a mudança, desenvolvendo uma estratégia mais completa para a jornada do cliente – uma que una os comportamentos dos consumidores com todos os componentes dos anúncios do Google Shopping”, acrescentou.

Fonte: http://www.fierceretail.com/digital/retailers-devote-53-adwords-budget-to-google-shopping

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