A transformação digital e seus impactos no comportamento do consumidor fez com que o varejo repensasse o seu modelo de vendas. Em uma realidade em que a experiência conta tanto, ou mais, do que o produto em si, a multicanalidade para o consumidor ser atendido como e quando quiser é o início de uma nova era para os negócios. A TOTVS então montou uma loja conceito na sua sede, em São Paulo, que une o ambiente físico ao digital e coloca em prática toda essa evolução.

Por meio de diferentes tecnologias já disponíveis no mercado, como geolocalização, totem e mesa interativa, sensor de presença, RFID, analytics e gestão automática de preço, é possível vivenciar uma nova forma de consumo, baseada em uma melhor experiência para o público. O objetivo é mostrar ao setor que há muitos recursos a serem explorados e que já é possível transformar qualquer negócio hoje mesmo.  

Para exemplificar isso, a loja é composta por seis experiências tecnológicas. Veja a seguir:

1) Click & Collect – É uma experiência multicanal. Por ela, o cliente faz o pedido por meio da plataforma TOTVS e-commerce; escolhe a loja e retira a mercadoria no ambiente físico.

2) Totem interativo – Totens de autoatendimento são usados de várias formas no varejo, desde catálogo de produtos até informações para serviços da loja e relacionamento. Na loja conceito da TOTVS, o consumidor poderá se cadastrar no programa de fidelidade, inserindo dados básicos e preferências de consumo, e já é contemplado com uma promoção para ser usada na loja.

3) Sensor de presença – É uma experiência de boas-vindas. O consumidor, que já usa o app da loja, é identificado assim que entra na loja. Os vendedores, então, recebem uma notificação com as informações do cliente e sugestões de produtos para apresentar. Desta forma, a equipe de vendas já sabe antecipadamente o perfil deste consumidor e a melhor forma de atendê-lo.

4) Mesa Interativa – É uma vitrine virtual que permite uma navegação mais rica pelo portfólio e que interage com o cliente. Nela, é possível reproduzir filmes, comerciais, elaborar algum tipo de jogo ou aplicativo de entretenimento, atuar como central de informação, entre outros. O objetivo desta experiência é o consumidor interagir com a loja, escolhendo os produtos de sua preferência de forma inovadora e com acesso a um conjunto de informações ricas.  

5) Gestão de preço – Nessa experiência, a comparação entre os preços da loja, online e física, e da concorrência estão sempre na mão do gestor, com acesso rápido aos indicadores de faturamento, venda e top ranking de produtos (mais e menos vendidos). Com base nessas informações, o gestor tem uma visão clara de quando seus preços estão mais caros que a concorrência e, a partir disso, recebe recomendações de promoções e pode decidir por diferentes ações comerciais, com atualização automática das etiquetas eletrônicas, sem precisar imprimir os novos preços ou fazer o processo manualmente. É uma experiência de gestão para a tomada de decisões de forma simples e ágil.

6) Pick & Go – Nessa última etapa da jornada, a experiência oferecida é a mais disruptiva. A ideia é permitir que o cliente escolha um produto na loja e, com leitura do código de barras pelo celular, obtenha diferentes informações sobre o produto, além do preço, nota de satisfação e avaliações de outros clientes que já compraram aquele produto. Ele coloca o produto na cesta de compras, faz o pagamento com um clique e pode sair da loja sem, obrigatoriamente, ser abordado por um vendedor. É a evolução tecnológica mudando os paradigmas da conversão no varejo.

A loja conceito é aberta à visitação para clientes e empresas interessadas nas soluções da TOTVS. O agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-7098-100.      

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Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

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