Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, apontam que os setores do comércio e serviços fecharam 2017 com resultados positivos, após recuos registrados nos últimos dois anos. O comércio paranaense teve alta de 4% em relação a 2016; o segmento de serviços aumentou 5% em 2017, na comparação com o ano anterior.

O desempenho paranaense foi acima da média nacional. Para Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o resultado do Paraná se deve ao aumento da produção das empresas no ano passado.

O diretor-presidente do Ipardes destaca a importância do setor de serviços no Estado.

Conforme dados do IBGE, no acumulado do ano, os serviços prestados às famílias nas áreas de alojamento, restaurantes e hotéis foram destaques e tiveram alta de 17,9%. Em segundo lugar vieram os serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios, com aumento de 14,9%. Serviços profissionais, administrativos e complementares, como contadores, advogados e arquitetos, por exemplo, tiveram avanço de 4,6%.

No comércio, as maiores altas foram nas vendas de combustíveis e lubrificantes; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, ambos com 17,5% de aumento nas vendas em relação a 2016. Outro setor que teve bom desempenho foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 3,3%.

Repórter Joyce Carvalho

Clique aqui para ver a publicação completa