Reviews falsos atrapalham o e-commerceReviews falsos: todo mundo certamente em algum momento já consultou os reviews publicados junto aos produtos no e-commerce antes de finalizar a compra. Os comentários de quem comprou o produto obviamente são muito importantes para o consumidor que está desconfiado em clicar no botão “Comprar”.

As frases que acompanham as notas dadas pelos compradores, representadas em formato de estrelas, são fundamentais para o comércio eletrônico. Elas mostram a experiência que o cliente teve ao comprar o produto.

Porém, como já sabemos, a internet é um ambiente onde circulam histórias falsas, boatos e lendas urbanas. E, no caso dos reviews online, quando ocorrem falsas avaliações positivas, há uma distorção da verdadeira função do review.

Por acreditar na importância dessas avaliações, enumeramos algumas informações para você desconsiderar.

Não acredite que…

1. Clientes só escrevem avaliações quando estão descontentes: esse é um dos mitos mais comuns que com certeza muitos empreendedores já ouviram falar e até mesmo já tenham dito em algum momento.

Isso acontece porque muitos lojistas e profissionais da área acreditam que os clientes só decidem avaliar uma compra quando a experiência é negativa, com o objetivo de levar algum tipo de vantagem ou ter o prejuízo ressarcido. Mas, felizmente não é isso que acontece.

De acordo com um levantamento que realizamos recentemente, de cada 10 reviews que são coletados de um e-commerce, 9 são positivas. Ou seja, se um cliente se sente satisfeito com o atendimento e a qualidade do serviço recebido, ele automaticamente se torna proativo e relata sua experiência com os demais compradores.

Em contrapartida, é importante destacar que críticas sempre vão existir. No entanto, se o empreendedor for um profissional dedicado, irá tentar reverter a situação e resolver o problema, por isso não há o que temer.

2. Ninguém lê reviews: definitivamente essa informação não procede. Um estudo feito recentemente mostra que 80% dos compradores que usaram os reviews e as opiniões certificadas como base de apoio no momento dessa aquisição, declararam-se satisfeitos com as aquisições feitas por meio das lojas virtuais.

Isso significa que os brasileiros utilizam os comentários que são publicados, que muitas vezes, influenciam no poder de decisão da compra.

Uma das principais funções dos reviews é alertar os consumidores quanto a fraudes e empresas falsas, que principalmente em épocas de Black Friday e Natal se multiplicam atrás de lojas que são menos cuidadosos. Por este motivo, é importante que os clientes tenham acesso a essas informações, pois eles criam uma espécie de comunidade na qual uns ajudam os outros no momento de publicar suas opiniões e, satisfeitos ou não, irão se identificar e aprender com as experiências dos demais e tornar a sinceridade padrão em todo o ecossistema, gerando uma cadeia de avaliações reais e honestas.

3. Todos os reviews são falsos: um ponto importante sobre essa informação é que atualmente os clientes que compram por meio do comércio eletrônico são adeptos da tecnologia e da internet. Ou seja, eles procuram o produto que é do seu interesse em muitos sites para ter mais informações sobre a reputação daquela marca.

Com essa experiência, os consumidores não acreditam mais em uma loja virtual que tenha somente avaliações positivas, o que deixa dúvidas sobre a sua idoneidade.

Confiança é o pilar básico

O grande vilão desse mito são os próprios lojistas, que contratam pessoas para escrever sobre um determinado produto. Para provar isso, um levantamento que fizemos recentemente aponta que 21% dos reviews e avaliações publicadas nas lojas que possuem o botão “Seja o primeiro a avaliar” são de quem nunca comprou, ou seja, são falsos.

Por isso ressalto que se cada lojista que ainda faz uso dessa prática soubesse o quanto está prejudicando a sua loja e todo o ecossistema, iria mudar de opinião. O mais importante para o consumidor não é apenas comprar em uma marca infalível, mas sim sentir a confiança de que está fazendo a escolha certa ao ler as opiniões, reviews e avaliações publicadas.

Para finalizar, de acordo com uma pesquisa feita pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão e tecnologia, 83% dos reviews online só funcionam se a confiança for o pilar básico oferecido pela marca, mas isso só irá acontecer se os e-commerces forem 100% sinceros. [Web]

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Leia também:

  • Sinceridade nos reviews aumenta a confiança na loja
  • Reputação é a moeda do futuro

http://webinsider.com.br/2016/12/22/reviews-negativos-no-e-commerce-tem-valor-entenda/embed/#?secret=wMu35wovke

http://webinsider.com.br/2015/12/16/aumente-a-confianca-do-consumidor-no-seu-e-commerce/embed/#?secret=n5CSDJdNq8

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Até a próxima  🙂
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