realidade virtual na venda de automóveisRealidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e dirigir um automóvel são três coisas bem diferentes.

RA e RV pertencem ao mundo digitalizado, enquanto o automóvel é, na sua maneira mais simples, sobre sair do ponto A e chegar ao ponto B no mundo físico.

Mas a realidade virtual é uma tendência presente no dia a dia, com receita estimada de US$ 4,6 bilhões em 2017 de acordo com o Statista Virtual Reality Products Revenue Forecast.

Ao mesmo tempo, os profissionais de marketing automotivo estão procurando conectar esses mundos diferentes para criar uma jornada do consumidor mais complexa e recompensadora.

Como tantas tecnologias disruptivas surgindo diariamente, RV e RA parecem, à primeira vista, uma oportunidade de marketing supervalorizada, que se aplica bem a alguns, mas é completamente irrelevante para outros.

Contudo, várias marcas automotivas já se aproveitam das vantagens de apresentar aos consumidores uma unidade de teste-drive em realidade virtual ou aumentada, tornando possível experimentar quase todos os aspectos da condução de um veículo sem sair do showroom.

O test-drive parece ser a maneira mais natural de incorporar a tecnologia virtual no processo de compra.

Mas como isso pode ir além do showroom e adentrar mais a experiência do cliente?

Um dos aspectos mais difíceis da jornada de compra automotiva é fazer com que os clientes se dirijam a uma concessionária. Pode parecer contra intuitivo, então, oferecer uma experiência de realidade aumentada para os consumidores no conforto de suas próprias casas, sem eles terem nem que abrir a porta.

A jornada de compra

Um estudo da Autotrader constatou que 82% dos compradores de carros atualmente usam a tecnologia digital em algum momento da jornada do consumidor. Portanto, oferecer algo tão simples como um tour virtual pelos veículos de interesse pode lhes dar mais certeza sobre sua decisão.

Realidade aumentada na venda de automóveisO objetivo das realidades aumentada e virtual no espaço automotivo deve ser, exatamente, o de reafirmar a escolha do consumidor de comprar um veículo.

Quanto mais cedo no funil de compra isso for feito, melhor.

Visto que o estudo da Autotrader descobriu que 75% dos consumidores classificam a internet como seu primeiro lugar de pesquisa durante o processo de tomada de decisão, oferecer algo mais próximo ao “mundo real” online é uma jogada inteligente que pode ser benéfica a longo prazo, quando o cliente estiver pronto para se comprometer com a compra.

Uma experiência digital imersiva é, naturalmente, o próximo passo a seguir considerando o crescimento do Website Personalization e das campanhas hiper-segmentadas. Mas esses tipos de experiências, como todas as ferramentas de vendas, exigem a capacidade de personalizar e segmentar com base no comportamento do consumidor.

Ligar todos esses pontos com scoring e coleta de dados em tempo real pode ajudar os profissionais de marketing automotivo a criarem projetos personalizados de experiências com RA e RV que atinjam os clientes em nível 1:1.

Tem que ser cross-device

A atribuição cross-device é uma ferramenta que desempenhará um papel cada vez mais importante neste novo mundo. É o resultado da identificação do ID do dispositivo de um usuário, cookies, endereço IP e mais, em vários dispositivos, combinado com um entendimento claro dos interesses desse usuário (histórico de pesquisa, tempo gasto no site, visualizações de página de um produto e outros dados exclusivos que qualificam esse usuário como um potencial consumidor).

Essas ideias combinadas permitem que os profissionais de marketing ofereçam a mensagem mais apropriada para cada consumidor individualmente. Como os consumidores trocam de telefone para tablet para laptop para dispositivo de realidade virtual, será importante rastrear e conectar todas as suas áreas de interesse para criar uma experiência perfeita, adaptada aos seus comportamentos exclusivos.

Imagine-se segurando seu celular e experimentando uma realidade aumentada na qual o carro que você está pesquisando já está em sua garagem, em sua cor favorita, com as camisas de time de futebol que você pesquisou para seus filhos guardadas no porta-malas.

O novo mundo das realidades virtual e aumentada não é sobre generalizar baseado em grupos e segmentos. É sobre mensagens personalizadas com base no indivíduo.

Como a tendência continua a evoluir, é importante para os profissionais de marketing planejarem cuidadosamente suas campanhas e tirarem o máximo proveito dessa incrível tecnologia. [Web]

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Até a próxima  🙂
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