Resultados. Uma das maiores objeções para quem começa uma estratégia nova é quanto ao tempo para obter resultados. Talvez, esse seja um efeito do estilo de vida imediatista que nossa sociedade incentiva, mas essas dúvidas quanto ao tempo para obter resultados ficam ainda mais evidentes quando falamos de estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo – ou inbound marketing -, é uma estratégia que funciona de maneira diferente do marketing tradicional. Ao invés do anunciante ir até o cliente com propagandas na TV, rádio, jornais ou internet, é o consumidor quem procura a marca. Isso cria uma comunicação menos invasiva, o que a torna bem mais aceita pelo consumidor.

E uma dúvida muito comum é: quanto tempo leva para conseguir resultados? Para você entender isso, é necessário compreender primeiro a lógica do processo.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

De uma maneira geral, no inbound marketing são criados conteúdos para alimentar o site da empresa. Mas não pode ser qualquer tipo de conteúdo, eles precisam ser relevantes para o seu consumidor. Para isso, é feito um estudo de persona (personificação do seu público-alvo) para identificar quais são os assuntos que ela procura e tem interesse.

Após identificar a persona, os conteúdos são criados segundo o funil de vendas, que é a jornada que o seu usuário passa até chegar no momento da compra. Ele pode ser dividido da seguinte forma:

Aprendizado e descoberta:

É nesse momento que trabalhamos com os assuntos que o seu consumidor costuma pesquisar. São conteúdos básicos, mas que ajudam a esclarecer algumas dúvidas que ele tem. Nessa pesquisa ele descobre que no seu site ele poderá encontrar mais conteúdos relevantes que o ajudam em algum problema ou dúvida. Neste momento não se deve falar sobre seu produto/serviço, mas assuntos relacionados.

Reconhecimento do problema:

O usuário estava procurando sobre um tema e achou um conteúdo relevante no seu site que o ajudou. Agora avançamos no assunto mostra…

Click here to view full post