Começou o NRF Retail’s Big Show, o maior evento dedicado à indústria do varejo no mundo. A National Retail Federation, organizadora do evento, espera receber 35 mil participantes durante os três dias de intensa programação, no Javits Center, em Nova York (EUA).

Kip Tindell, chairman da NRF e co-fundador da The Container Store, abriu a convenção dando boas-vindas e destacando a importância da indústria varejista para a economia americana. Mas ressaltou que grande parte desse protagonismo do setor deve-se ao engajamento de um pilar essencial: Pessoas! “Acreditamos na fórmula 1 = 3. Uma pessoa excelente produz tanto quanto 3 pessoas boas”, disse.

Esse foi o tema central da primeira keynote session do dia: “Construindo a Força de Trabalho do Amanhã: Como Varejistas Estão Atraindo e Retendo Talentos”, com Terry J. Lundgren (CEO da Macy’s), James Rhee (CEO da Asley Stewart) e Greg Foran (CEO da Walmart EUA), com a intermediação de Mindy Grossman (CEO da HSNi).

“Foi fantástico ter uma palestra de abertura na NRF falando justamente sobre atração e retenção de talentos, cultura e propósito e, principalmente, treinamento”, destacou Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS&Friedman, empresa especialista Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas para o Varejo, que destacou a apresentação do CEO da Ashley Stuart, James Rhee.

“A frase mais importante da palestra dele foi ‘Produtos são commodity, pessoas não!’ e isso explica tudo o que ele implementou na sua empresa, com foco em treinamento e retenção de pessoas e como ele estabeleceu uma relação de confiança com seus funcionários”.

Essa preocupação crescente com o treinamento e engajamento dos colaboradores está ainda mais alinhada com a entrega de uma nova dinâmica de experiência no PDV. “Sabemos que as operações de varejo são muito engessadas, especialmente quando falamos na base de atendimento e o CEO da Walmart, Greg Foran, nos trouxe uma receita de flexibilidade e empoderamento dos colaboradores que a gente sabe que funciona, pois aquelas pessoas que estão na base são exatamente aqueles que lidam diretamente com os nossos clientes”, concluiu Fabiana.

Para colaborar com este novo PDV, cada vez mais cheio de tecnologia, inovação, conectividade e personalização, os varejistas americanos estão cada vez mais preocupados em reter talentos, valorizando a carreira no setor e investindo em educação. Como faz a Macy’s, que busca talentos nas universidades e mantêm um programa contínuo de treinamento, segundo revelou Terry Lundgreen, CEO da tradicional rede de departamentos.

Com esse foco educacional, a NRF lançou uma plataforma de educação e treinamento para os varejistas americanos, chamada RiseUp.

A segunda keynote session debateu a importância dos dados para revolucionar a experiência do consumidor dentro da loja. Segundo estudo apresentado pela Deloitte, os consumidores estão cada vez mais influenciados pelo digital. Mas há ainda uma grande oportunidade para a loja física romper fronteiras e se tornar cada vez mais relevantes.

E para mostrar o que já está sendo feito nesse sentido, o presidente da GameStop, Mike Mauler, e o CEO e Chief Health Enthusiast da The Vitamin Shoppe, contaram suas experiências em segmentos bastante diferentes: do mundo dos gamers para aqueles em busca de uma vida com mais qualidade e saúde.

“Ambas transformaram seus pontos de venda em um ponto de experiência e relacionamento, não só em uma transação comercial, mas um relacionamento de longo prazo e também em todas as plataformas digitais, seja e-commerce, aplicativo mobile, tudo isso sendo ativado de forma integrada e contando a mesma história, coletando dados, coletando insights, para oferecer uma melhor oferta de produtos e uma real diferenciação para seus clientes”, destaca Vinícius Tsugi, sócio-diretor da wroi+lúcida, empresa especializada em Estratégia em Marketing Digital.

Para o especialista em Analytics e Marketing Digital, “para isso acontecer dentro da empresa é necessário integrar as disciplinas de tecnologia, marketing, varejo, presença em loja física e todos os departamentos e equipes em volta disso para trazer uma experiência unificada, ou seja, entender de fato seu consumidor em todos os pontos de contato, realizando ofertas direcionadas, segmentadas, buscando um formato de venda consultiva, ou seja, deixando de ser apenas uma venda baseada em preço para ser uma venda baseada em relacionamento e experiência, para que possa ser revertida em melhor lucro e gerar lealdade.

O que eu vejo que no Brasil ainda existe uma separação nessas disciplinas, então temos uma oportunidade gigantesca ao reunir os dados de todas essas bases de segmentações para uma oferta mais personalizada e segmentada”.

O domingo contou também com uma palestra cujo título provocava o varejista dizendo que o Céu não é o Limite. No palco, o astronauta e capitão Scott Kelly compartilhou suas experiências de vida, especialmente, aprendizados ao lidar com situações adversas no espaço, que podem inspirar os líderes do varejo.

“A nossa tendência no Brasil é querer viver como se a gente fosse um polvo, com vários braços, atendendo a diversas demandas, querendo fazer tudo ao mesmo tempo. Eu acho que a gente picar as nossas atividades, resolvendo uma de cada vez, enfatizando aquelas das quais nós somos mais competentes é um toque muito legal!”, resume Manoel Alves Lima, CEO da FAL Design Estratégico para o Varejo.

O que mostra a preocupação com esse pilar fundamental ao varejo: Pessoas. Para entregar a tão comentada experiência aos consumidores, o seu time precisa estar em sintonia, alinhado com o propósito do seu negócio, em constante aprendizado e treinamento para acompanhar a evolução tecnológica digital que permeia o varejo omnichannel, olhar para o seu consumidor buscando não apenas realizar uma transação comercial momentânea, mas sim um relacionamento a longo prazo. Detalhes que certamente farão o seu negócio não enxergar o céu como limite!

Fonte:  www.gsmd.com.br

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