O Dia da Mentira é comemorado em diversos países e já se tornou muito tradicional. No Brasil, surgiu em Minas Gerais na época do Império, quando o jornal A Mentira, lançado em 1º de abril de 1828, circulou no estado com a notícia do falecimento de Dom Pedro, o que foi desmentido no dia seguinte. Desde então a efeméride é celebrada no país.

A data é uma oportunidade para lançar promoções, divulgar produtos e até mesmo entreter o público. A ideia é aproveitar para investir em ações inusitadas, pertinentes e rápidas para causar um impacto positivo nos consumidores.

Para as empresas, portanto, o Dia da Mentira surge como uma oportunidade de gerar impacto no público-alvo e conquistar novos clientes. A data permite que a empresa faça brincadeiras e crie dessa forma uma atmosfera de descontração entre a marca e os clientes. Por isso é a chance de investir em publicidade e dar vida a ideias que não são possíveis nos outros dias do ano.

Mas atenção, é preciso ser honesto com os clientes. No dia 1º de abril (e em qualquer outro dia do ano), é preciso ter cuidado ao divulgar um produto, vantagem ou promoção. Na hora de promover uma ação de marketing, é necessário que a mensagem não abra espaço para interpretações erradas. Não se deve utilizar das brincadeiras feitas no Dia da Mentira para enganar os clientes ou deixá-los em desvantagem.

Cases de sucesso

Ficou interessado e quer saber de que forma usar o Dia da Mentira nas ações do seu negócio? Veja algumas ações bem-sucedidas de grandes marcas, mas saiba também como evitar situações embaraçosas para seus clientes.

Netflix

No Dia da Mentira, o site de streaming já pregou uma peça nos fãs da série Game of Thrones, apelidada de GoT. A série, produção do canal HBO, não está no catálogo da plataforma, sendo esse um grande descontentamento dos assinantes. Então, no dia 1º de abril, a Netflix publicou no seu Facebook uma notícia que surpreendeu muitos usuários: todos os episódios de GoT estariam disponíveis no serviço streaming.

O post dizia: “Atendendo a pedidos, finalmente GoT chegou à Netflix”. Nele, havia um link que redirecionava para a série na plataforma. O grande mistério era revelado assim que a pessoa entrava no site. O primeiro episódio da GoT apresenta a reprodução da série Glauber, o Tijolo. A Netflix não mentiu, afinal, GoT é a abreviação de Glauber, o Tijolo.

Em menos de uma hora, a postagem movimentou as redes sociais e dividiu opiniões, em sua maioria positivas. A publicação rendeu mais de 17 mil curtidas, 6 mil comentários e 4 mil compartilhamentos, número consideravelmente maior do que outros posts da página, que normalmente geram em torno de 5 mil curtidas e 600 comentários.

Burger King

A rede de fast-food Burger King criou uma ação superinteressante. No dia 1º de abril de 2011, anunciou seu novo hambúrguer, o Whopper Canhoto. O sanduíche, que foi disponibilizado apenas no Dia da Mentira, na verdade era o mesmo de sempre. A “grande” mudança feita pelo restaurante foi apenas girar o hambúrguer 180 graus na bandeja, para que ficasse mais confortável na mão esquerda dos canhotos que frequentam o lugar. Esse exemplo mostra que é possível brincar com os clientes, mas não enganá-los.

Tome cuidado

É importante ficar atento para não perder a mão na hora das brincadeiras, pois qualquer deslize pode causar um impacto ruim na imagem da empresa. O Google, por exemplo, que é conhecido pelas pegadinhas que prega em seus usuários no Dia da Mentira, já precisou cancelar uma brincadeira após a ação gerar revolta dos usuários.

A empresa criou um botão no Gmail chamado “mic drop”, localizado ao lado do botão “enviar”. O usuário desavisado, ao clicar na ferramenta, por curiosidade ou engano, enviava em seu e-mail um GIF de um Minion largando o microfone. Além disso, o botão impedia que pessoas que recebessem o Minion respondessem o e-mail de quem o enviou.

A brincadeira, em pouco tempo, gerou centenas de reclamações. Como o botão estava localizado ao lado do botão “enviar”, várias pessoas acabaram mandando o GIF sem querer em e-mails sérios.

Alguns clientes tiveram problemas por causa da brincadeira. “Sou escritor e precisava cumprir uma data. Mandei os meus escritos à minha chefe e nunca obtive resposta. Sem querer, tinha enviado o e-mail com a opção “mic drop”. O documento precisaria de correções, mas ela nunca mais me respondeu”, escreveu um usuário.

Onde promover suas ações

A publicidade dispõe de várias alternativas para todo o tipo de público e negócio. É possível promover a marca por meio de redes sociais, mensagens de texto, blogs, painéis digitais, entre outros meios de baixo custo e muito eficientes.

Veja a seguir algumas formas mais comuns de ação e divulgação e busque explorar aquela que mais se adéqua ao seu objetivo e público-alvo.

Mídias digitais

A internet permite que o empreendedor divulgue seu negócio de forma ampla e, além disso, interaja com seus consumidores. Explorar redes como Instagram, Twitter, YouTube e até mesmo o LinkedIn permite alcançar bons resultados, se utilizadas corretamente.

Sites como o Facebook apresentam diversas possibilidades de postagens, permitem que os clientes deixem comentários, sendo possível que a marca receba um feedback imediato de seu público. Além disso, por meio de recursos disponíveis nesses sites, é possível mensurar crescimento, engajamento do público, entre outros dados essenciais.

Para quem quer investir um pouco mais, o Facebook e outras mídias sociais têm recursos que permitem aumentar o alcance das publicações, atingindo, dessa forma, um publico maior.

Mas lembre-se: quanto maior o número de rede sociais, maior é o trabalho. Estar ativo nas mídias online demanda tempo, por isso, escolha a melhor para o seu negócio de acordo com a sua rotina de trabalho.

Mobile marketing

Mensagens de texto e WhatsApp, por exemplo, são excelentes veículos para divulgação de informações sobre o produto, pois são ações baratas e eficientes, caso sejam feitas de forma correta. Dessa forma, busque um equilíbrio ao divulgar seu negócio por meio desses recursos: mensagens repetidas e/ou em grande quantidade são cansativas e podem surtir efeito contrário, afastando os clientes.

Placas de mesa

Esse tipo de anúncio funciona como organizador de mesa, promovendo o anúncio de produtos e serviços de forma criativa e barata. Elas são ideais para serem utilizadas em negócios do segmento da alimentação, como cafés, pizzarias e restaurantes.

Flyers e fôlderes

Esqueça o que você sabe sobre os panfletos tradicionais. Investir em flyers criativos e diferentes pode ser muito bom para a imagem do seu negócio, ajudando a destacá-lo da concorrência. Com ajuda de alguém especializado em design, você pode alcançar uma forma barata e divertida de divulgar o seu negócio.

Seja qual for o formato é importante ter uma boa ideia e estar por dentro das tendências de mercado.

Dica extra: Marketing de Congruência

Você conhece o termo Marketing de Congruência? Ele é, basicamente, a capacidade de uma empresa de saber qual é o seu papel, para quem existe, seu posicionamento no mercado. A ideia é que a marca consiga transparecer em suas ações de marketing seu posicionamento de maneira clara e coerente. Portanto, no Dia da Mentira, busque ser coerente e sincero em suas ações, escolhendo as que mais estão de acordo com o modelo da sua empresa.

Fonte: Sebrae

Se você gostou da notícia compartilhe nos botões abaixo ou ao lado.

Fique atualizado, siga a gente no Instagram Facebook

Faça a análise SEO da sua empresa gratuitamente e em menos de 1 minuto. Análise Mercado Binário

Veja o texto original

Somos uma agência diferente, focada em vendas e automação.
http://criacaode.site
http://desenvolvimentode.site http://criacaositecuritiba.com

Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

Ou entre em contato conosco
Email: atendimento@mercadobinario.com.br


Endereço:
Mercado Binário

3ª andar – Av. João Gualberto, 1881 – Juveve,
Curitiba
Paraná
8003000

Telefones: (41)3908-8448
WhatsApp:(41)99547-3615