Steve Jobs é considerado um dos grandes oradores da nossa história recente, com estilo direto, carisma, clareza e persuasão.

Embora possa parecer um dom comunicar-se dessa forma, há inúmeros pesquisadores que mostram as técnicas e práticas utilizadas por Jobs para conseguir resultados tão positivos em suas célebres apresentações em público.

Veja aqui alguns pontos que Steve Jobs seguia para fazer apresentações incríveis.

Roteirize antes de fazer os slides

A lógica parece ser abrir o PowerPoint, o Keynote ou o Prezi e adicionar as informações. Mas, antes de qualquer coisa, roteirize.

Isso significa criar um conceito que traduza a grande ideia que vai transmitir para sua plateia de forma concisa.

Há slogans célebres das apresentações de Jobs, como “hoje a Apple reinventa o telefone”, “iPod, mil músicas em seu bolso”. Depois de criar esse slogan, defina o objetivo a ser atingido com aquela fala. Procure usar verbo e elaborar uma frase direta.

Exemplos de objetivos podem ser apresentar os próximos passos do projeto, argumentar a favor da mudança de estratégia para alavancar as vendas ou levantar soluções com os presentes para resolver o problema.

Explique por que a apresentação merece atenção

Responda à pergunta que seus ouvintes se fazem desde o início da apresentação: “por que eu devo me interessar?”.

Procure responder a essa pergunta logo na introdução, pois os primeiros 30 segundos são cruciais para que a plateia preste atenção e forme uma imagem positiva de você. E, mais do que isso, essa pergunta nos força a pensar em quem realmente importa na apresentação: a plateia.

Use a regra de três

Três é um número mágico, basta perceber que há três mosqueteiros, três patetas, a célebre frase de Júlio Cesar é “Vim, vi e venci”, com três verbos, e a Declaração de Independência dos EUA contém direitos “à vida, à liberdade e à busca da felicidade”.

Fazer apresentações pautadas em três grandes ideias ou três partes, por exemplo, direciona sua plateia.

Vale adicionar recursos retóricos, como fatos, exemplos, metáforas e depoimentos a essas três mensagens-chave.

Para ver como Steve Jobs fez uso da regra de 3, assista à apresentação dele para o primeiro iPhone.

Crie metáforas

Esse recurso retórico baseado na comparação torna sua mensagem mais atrativa. Jobs, por exemplo, disse “o computador é, para mim, a ferramenta mais notável que já inventamos. É como uma bicicleta para nossa mente”. Então, procure elaborar metáforas curiosas e pertinentes para ideias centrais de sua apresentação.

Dê uma nova roupagem a seus números

Dê vida às estatísticas e, mais fundamental ainda, discuta os números em um contexto pertinente à plateia. Jobs, por exemplo, disse “vendemos 4 milhões de iPhones até hoje. Se você dividir 4 milhões por 200 dias, são 20 mil iPhones por dia, em média”.

Ou “a bateria do iPad dura 10 horas em uso, o que significa que você pode pegar um voo de São Francisco a Tóquio e usar o aparelho sem precisar recarregá-lo”. Por isso, lembre-se: os números por si só não dizem muito, o que dá o real sentido a eles é o que o apresentador especifica e contextualiza.

Pratique

Treine em voz alta, grave sua apresentação, analise cada slide e cada mensagem-chave. Saiba exatamente o que vai dizer, sem, é claro, decorar para não perder a naturalidade.

Mike Evangelist, ex-funcionário da Apple, afirmou em um artigo publicado no jornal Guardian, em 5 de janeiro de 2006, que Jobs iniciava sua preparação para se apresentar em público com semanas de antecedência e se dedicava horas e horas praticando o que diria.

Deixar para ver o que vai dizer na hora ou contar com a inspiração pode ser fatal! [Web]

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