Com a promessa de ajudar os negócios online a converterem mais de seus visitantes em clientes através do aumento de credibilidade, o Fomo chega ao Brasil no mês de maio e já anima muitas empresas que desejam estimular determinadas ações do usuário que visita sua página.

Destinada principalmente aos negócios que têm vendas por impulso – e-commerces, por exemplo – a vinda da empresa ao Brasil foi motivada, sobretudo, pela velocidade em que empreendimentos de tecnologia se expandem no país.

“O Brasil tem algumas características especiais que nos fizeram dedicar esforços de marketing para levar a empresa ao país: por um lado, o mercado tecnológico é gigantesco e está cada vez mais acelerado. Por outro, ainda é muito recente e pode se beneficiar muito da educação sobre vários aspectos do marketing digital”, justifica Ryan Kulp, fundador do Fomo.

Para a estreia no país, a plataforma já foi traduzida para o português e reestruturada para a melhor recepção do público brasileiro. A responsável por esse novo desenho de plano é Isabel Wamser, ex-consultora da Resultados Digitais e fundadora da Evergenius, empresa de consultoria em marketing digital.

“A intenção da Fomo é repetir o sucesso da plataforma nos Estados Unidos, aqui no Brasil. Atualmente, a empresa conta com 10 mil clientes em seu país de origem e a reestruturação é fundamental para que o serviço seja adaptado aos negócios online brasileiros, que têm suas particularidades”, explica Isabel.

O que é e como funciona

O Fomo foi inspirado na estratégia de marketing mais eficiente: a recomendação dos próprios clientes, a prova social.

Para chegar ao produto final, a empresa norte-americana reestruturou as práticas que mais irritam os usuários como popups e emails, que eram conhecidas como maneiras ineficientes de aumentar a conversão dentro de uma loja online.

Assim surgiu esse plugin que integra o site do cliente a vários outros serviços, como meios de pagamento, ferramentas de e-mail, plataformas de e-commerce, landing pages, entre outros… Para colocar a ferramenta para funcionar é simples: basta instalar um pequeno trecho de código para as integrações nativas com diversas plataformas – inclusive as principais do mundo como a Shopify, Magento e a Woocomerce –  serem iniciadas.

Assim, quando o usuário se conecta ao site, esse código analisa as características de navegação do visitante e começa a mostrar notificações enquanto ele navega na página, como por exemplo: “alguém de São Paulo acabou de comprar uma sandália deste modelo”, ou “uma pessoa acabou de renovar a assinatura deste software”.

Essas notificações criam uma sensação de urgência no usuário, fazendo com que se sinta obrigado a comprar aquilo que ele está vendo no momento. E essa sensação tem um nome: “Fear of missing out” (FOMO), ou “medo de perder a oportunidade”, em uma tradução livre.

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Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

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