Após 45 anos, o e-mail continua sendo o “carro-chefe” do conjunto de ferramentas do marketing digital, oferecendo o maior ROI entre os canais disponíveis. A execução de uma campanha de sucesso depende de análise minuciosa dos dados para tomar as melhores decisões. “Quando comparado a outros canais, o e-mail é o preferido dos consumidores para interação com as marcas. Dessa forma, sai na frente o profissional de marketing antenado a essa preferência e disposto a aproveitar todo o potencial da ferramenta, com atenção especial a necessidades de ajustes contínuos das estratégias”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina.

Para orientar os profissionais da área nas tomadas de decisões, a Return Path, em parceria com a Ascend2, lançou o estudo “Estratégias de Campanhas de E-mail Marketing: otimização de performance para Marketing B2C”, que apresenta os desafios e as melhores e mais eficazes táticas no uso do canal. A pesquisa foi realizada em novembro, com base na percepção de 104 influenciadores de marketing dos Estados Unidos, entre os quais proprietários de empresas, CXO, vice-presidentes, diretores e gerentes.

Veja os principais destaques do estudo:

52% dos entrevistados acreditam que melhorar a personalização do e-mail é o objetivo mais importante – Os consumidores de hoje esperam uma experiência de e-mail altamente adaptada às suas preferências pessoais. Essa é uma das explicações para que mais da metade dos profissionais entrevistados classifiquem a personalização como seu objetivo estratégico mais importante. Melhorar a retenção de clientes e aumentar o engajamento dessas pessoas também são objetivos altamente valorizados (47% e 44%, respectivamente).

 Quais são os objetivos mais importantes das estratégias de e-mail marketing?

Objetivos mais importantes % de profissionais que acreditam
Melhorar a personalização do e-mail 52%
Melhorar a retenção de clientes 47%
Aumentar o engajamento do cliente 44%
Aumentar a aquisição de clientes 39%
Aumentar a notoriedade da marca 38%
Coletar dados de assinante de qualidade 30%
Reduzir os custos de marketing 13%

46% dos entrevistados revelam que a qualidade dos dados dos assinantes é o maior desafio para o sucesso – Lista de assinantes de alta qualidade é aquela que contém apenas destinatários que tenham demonstrado interesse em receber mensagens de determinada marca, além de reunir também dados comportamentais e de preferências desses usuários. Ter essas informações em mãos nao é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Quais são as principais barreiras para o sucesso do email marketing?

Principais barreiras % de profissionais que acreditam
Coletar dados de assinante de qualidade 46%
Aumentar o engajamento do cliente 44%
Aumentar a aquisição de clientes 36%
Melhorar a personalização do e-mail 36%
Reduzir os custos de marketing 32%
Melhorar a retenção de clientes 30%
Aumentar a notoriedade da marca 29%

48% dos entrevistados apontam que mensagem individualizada é a forma mais eficaz de personalização, mas também a mais difícil de executar – Há muitas maneiras de personalizar um programa de e-mail e a ação tem apresentado muito valor no processo de engajar e reter clientes.

Análise comparativa – tática mais difícil de executar x mais eficaz

Táticas Mais difícil de executar

(% profissionais que acreditam)

Mais eficaz

(% profissionais que acreditam)

Centro de preferências autogerenciadas 32% 30%
Design de e-mail responsivo 36% 34%
Páginas de destino individualizadas 42% 34%
Segmentação de lista de e-mail 33% 35%
Integração de mídias sociais 32% 38%
E-mails ativados por comportamento 35% 47%
Mensagens de e-mail individualizadas 48% 48%

47% dos profissionais de Marketing dizem combinar recursos terceirizados e internos – Essa tendência se explica pelo aumento da concorrência pela atenção dos clientes na caixa de entrada, o que tem elevado significativamente a sofisticação das campanhas de e-mail. “Uma estratégia interessante para garantir os melhores resultados diante da concorrência é unir recursos internos, por meio de profissionais que tenham ampla visão do negócios, a recursos externos, com o apoio de empresas que acompanham a evolução e tendências do canal e sejam especializadas na coleta e análise de dados”, diz Cecilia.

 Quais são os recursos mais utilizados para colocar em prática as táticas do e-mail marketing?

Recurso % de profissionais que acreditam
Combinação de recursos terceirizados e internos 47%
Terceirização para um especialista 34%
Somente recursos internos 19%

O estudo “Estratégia de Campanhas de E-mail Marketing”, está disponível (em inglês) para download gratuito no site da Return Path [link: https://returnpath.com/downloads/email-marketing-campaign-strategies-optimizing-b2c-marketing-performance/].

 

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Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

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