No próximo dia 28 de abril, será comemorado o Dia do Frete Grátis no Brasil. Para acompanharem a promoção, muitos e-commerces participam da ação que oferece 24 horas de ofertas sem a cobrança do frete. E a Mandaê, empresa especializada em logística para pequenos e médios e-commerces, dá dicas para os empreendedores precificarem o frete de seus produtos e não correrem o risco de ficar no prejuízo. 

“Primeiro, é importante que o varejista saiba que, na maioria dos casos, participar de ações que garantem entregas gratuitas implica em abrir mão de uma parte da margem de lucro”, explica o diretor de operações da Mandaê, Douglas Carvalho. “Por outro lado, apesar de exigir cautela, esse tipo de ação pode ser usada como estratégia pontual para conquistar novos clientes. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro minucioso para evitar prejuízos”, observa o executivo. 

De acordo com a pesquisa Webshoppers 2016, divulgada pela Ebit/Buscapé, desde 2014 há uma tendência na diminuição da oferta de frete grátis. Em 2015, 40% das vendas na internet foram feitas sem a cobrança da taxa.

Outro estudo, realizado em 2015 pela ComScore e patrocinado pela UPS com e-consumidores de todo mundo, revelou que, em 58% dos casos, os internautas abandonam o carrinho após notar que o frete tornou o custo total da compra maior do que se esperava pagar. 

Para definir a melhor política de frete e evitar perdas em sua loja virtual, é importante avaliar quais são os momentos indicados para aplicar campanhas de isenção da taxa e definir quando – e se – elas realmente são fundamentais para a decisão de compra do consumidor, avalia o especialista da Mandaê.

Para Carvalho, a análise do volume de vendas, o ticket médio da loja, os juros negociados e os valores acordados com as soluções de logística podem ser decisivos para que a campanha do frete grátis funcione. 

Para calcular as taxas do frete, o e-commerce precisa fazer uma divisão por tipo de serviço: Expresso ou Normal, separar faixas de peso, região e acrescentar o adicional por peso excedido.

Além disso, verificar os grupos de tarifa: se a transportadora atende diretamente ou por redespacho, checar as taxas de seguro, de gerenciamento de riscos (GRIS), o limite para valor declarado, as regras e taxas de reentrega, as taxas para devolução e de coleta, o fator de cubagem e os impostos. 

A terceirização da operação para empresas de serviços logísticos especializados no fulfillment e distribuição é outra estratégia que pode colaborar para simplificação dos processos e otimização dos recursos, auxiliando o lojista no planejamento e gestão do seu e-commerce”, pondera Carvalho.

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