O engajamento de indústrias, entidades e pessoas físicas na logística reversa de resíduos, além de minimizar o descarte inadequado de produtos pós-consumo, gera crescimento para os negócios. Na Terracycle – empresa americana, que atua no Brasil há oito anos e foi finalista na categoria pequena e média empresa do 3º Prêmio de Sustentabilidade promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) –  a expansão alcança 40% e ainda permite doações a instituições sociais e educacionais.

Trata-se de uma plataforma online na qual pessoas e empresas podem se cadastrar como voluntários em programas de reciclagem, mantidos por fabricantes, que contratam a Terracycle. O modelo trabalhado é o de “lixo patrocinado”, ou seja, é preciso que companhias custeiem os programas.

Atualmente são cinco empresas: Colgate, Faber-Castell, 3M (Scotch-Brite), Avon e L’Occitane. O valor pago por elas mantém os seis programas que estão em vigor, separados por produtos – esponjas, saúde bucal (escovas e tubos de creme dental), instrumentos de escrita (lápis e caneta, por exemplo), embalagens de creme e loções, maquiagens, esmaltes e de perfumes. São recebidos itens tanto das corporações patrocinadoras quanto de outras fabricantes (exceto no programa dos produtos L’Occitane, no qual são aceitas somente as embalagens de cosméticos da marca).

“A previsão é que o crescimento com os programas, de 30% a 40%, se mantenha em 2017”, conta a responsável pela comunicação da Terracycle, Carolina Martins.

Inovação

A dinâmica adotada para a logística reversa pode ser considerada inovadora: as pessoas ou empresas cadastradas encaminham os resíduos via Correios, usando uma caixa de papelão com adesivo impresso por meio da plataforma, sendo que os custos do envio ficam por conta da Terracycle.

No caso do programa da L’Occitane, a entrega é feita diretamente na loja da marca, no Shopping Morumbi, na capital paulista.

Em todos os programas, desde o início das operações da Terracycle no Brasil, aproximadamente 1,2  milhão de voluntários de diversos estados do Brasil já participaram.

“Essa iniciativa mostra que é possível pensar em diversas maneiras de colocar em prática a logística reversa, além de deixar clara a importância das ações conjuntas entre corporações de diferentes setores”, afirma a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez.

Segundo a assessora, a mobilização entre diferentes empresas é uma estratégia interessante para que as companhias cumpram sua obrigação de viabilizar o destino correto aos produtos pós-consumo que fabricam e comercializam, previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei nº 12.305/2010). Sem contar que as iniciativas de responsabilidade socioambiental valorizam a imagem das empresas no mercado.

Cadeia sustentável

De acordo com Carolina, a Terracycle recebe, de todo o Brasil, entre uma e três toneladas de materiais por mês. Os resíduos de saúde bucal e cosméticos são os mais frequentes, representando 70%.

Para cada item recebido, a empresa destina R$ 0,02 a instituições sociais e escolas. Desde que os programas tiveram início no Brasil, mais de R$ 500 mil já foram doados.  A maior parte (40%) foi para entidades do estado de São Paulo.

Depois de receber os resíduos, é feita a reciclagem, que resulta em pellets – pequenos granulados – vendidos para a indústria de plástico, que os utiliza como matéria-prima de produtos como baldes, vasos e regadores.

Fonte: FecomercioSP

Se você gostou da notícia compartilhe nos botões abaixo ou ao lado.

Fique atualizado, siga a gente no Instagram Facebook

Faça a análise SEO da sua empresa gratuitamente e em menos de 1 minuto. Análise Mercado Binário

Veja o texto original

Somos uma agência diferente, focada em vendas e automação.
http://criacaode.site
http://desenvolvimentode.site http://criacaositecuritiba.com

Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

Ou entre em contato conosco
Email: atendimento@mercadobinario.com.br


Endereço:
Mercado Binário

3ª andar – Av. João Gualberto, 1881 – Juveve,
Curitiba
Paraná
8003000

Telefones: (41)3908-8448
WhatsApp:(41)99547-3615