Foto: AEN

De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social (Ipardes), divulgados nesta sexta-feira (9), o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná foi maior que o dobro da média brasileira. Há nove dias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tinha divulgado o resultado nacional, em que a economia cresceu 1% em 2017. No Paraná o crescimento foi de 2,5%. O Estado encerrou 2017 com um PIB de R$ 415,8 bilhões, o que equivale a 6,35% da economia nacional. Para o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, o desempenho é reflexo da recuperação econômica do Paraná, após dois anos de retração.

O setor da indústria voltou a crescer após a crise econômica. Em 2017, a atividade industrial aumentou em 1,8%, principalmente com o desempenho dos ramos de máquinas e equipamentos, material de transporte e autopeças. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, os números refletem em empregos para população.

Já o setor de serviços registrou alta de 1,5%, fechando o ano com um PIB de mais de R$ 237 bilhões, influenciado pelo comércio e o ramo de alojamento e alimentação. Porém os setores da construção civil e a produção de energia elétrica não foram tão bem em 2017.

A expectativa do Ipardes é que os números da atividade econômica se repitam ao longo de 2018, com a retomada mais forte da indústria e serviços. Porém, com a previsão de safra menor, a agropecuária deve ter um desempenho reduzido.

Repórter Francielly Azevedo

Click here to view full post