Carnaval já está batendo na nossa porta. Em breve, teremos a Páscoa. Essas são algumas das datas comemorativas que aquecem a economia em determinados nichos e promovem descontos para os consumidores. Mas em datas tão importantes assim será que a sua loja virtual está preparada para aguentar o fluxo?

Ao longo do ano, passamos por muitas comemorações. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das crianças, Natal, Black Friday (que não é bem uma data comemorativa, nem é só na sexta, mas tá na moda), enfim, diversas momentos em que a economia, por um período de tempo, cresce.

Por exemplo, em 2016 no Dia dos Namorados as vendas online aumentaram 16% em comparação com o ano de 2015. Agora se encontra de tudo online: desde ursinho de pelúcia até flores. Sim, delivery de flores, delivery de chocolates. Inclusive online você encontra os produtos mais baratos do que na loja física.

Então, é difícil deixar passar essas datas sem comprar nada. A maioria das pessoas sai para beber no carnaval, compra ovos de páscoa, compra presente para mãe e tenta descolar aquele descontão na Black Friday. Assim como na loja física, as lojas online devem estar preparadas.

Já tive um problema com uma loja virtual. Era Black Friday e o site estava com promoção ótimas. Aquelas promoções de verdade mesmo, não Black Fraude. Consegui escolher o produto e ir para o carrinho, mas na hora de pagar… bum! Caiu o site. E não voltava de jeito nenhum. Quando voltou, o produto estava esgotado.

Dá para notar dois graves problemas aí.

Primeiro: o sistema hospedando o site não aguentou o fluxo e caiu. Se você quer fazer um desconto bombástico que com certeza atrairá os clientes, prepare-se. O sistema cair é uma das maiores frustrações que o consumidor enfrenta. Contrate um sistema que suporte várias pessoas que acessam seu site ao mesmo tempo. Caso contrário, você perderá muitas vendas.

Segundo: falta de estoque. Não é uma boa hora de usar o gatilho da escassez. Você quer vender mui…

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