(Foto: Divulgação / AEN)

Consumidores que estiverem cadastrados no programa Nota Paraná do governo do estado, devem declarar no Imposto de Renda de 2018 os créditos e premiações recebidos pelo programa no ano passado.

Os contribuintes que resgataram qualquer quantia em 2017 não terão que pagar imposto sobre esses valores, pois os créditos do Nota Paraná são isentos e não tributáveis e os valores dos prêmios recebidos têm o imposto de renda retido na fonte, e não sofrem nenhuma taxação extra.

Apesar disso, a Secretaria de Estado da Fazenda recomenda que o consumidor informe à Receita Federal os valores constantes no Comprovante de Rendimentos do Nota Paraná, em razão da variação patrimonial que créditos e prêmios podem produzir.

Para ter acesso aos dados basta acessar o site do programa, no www.notaparana.pr.gov.br, usar o CPF e senha, selecionar a aba “Meu Perfil” e clicar em Informe de Rendimento do IR. Essa função não está disponível pelo aplicativo do Smartphone.

O consumidor que já se cadastrou no programa e tem alguma dúvida sobre resgates de créditos, declaração no imposto de renda ou precisa de outro tipo de orientação, pode utilizar os canais de atendimento do Nota Paraná.

Além da atendente virtual, que responde automaticamente as principais perguntas, existe também o atendimento exclusivo pelo WhatsApp no número (44) 99122-1756 ou ainda o Fale Conosco Nota Paraná.

Repórter William Bittar

Clique aqui para ver a publicação completa