A inteligência artificial (IA) está evoluindo em muitas áreas e agora chegou na indústria musical. “Break Free” é o primeiro single lançado, do novo álbum da cantora pop Taryn Southern com a colaboração da inteligência artificial. O álbum intitulado ”I AM AI” teve o instrumental composto e produzido pela Amper Music.

Amper é um compositor, produtor e artista musical que foi desenvolvido por uma equipe de músicos profissionais e especialistas em tecnologia, e a primeira IA a compor e produzir um álbum de música inteiro. As letras e linhas vocais foram feitas pela cantora e compositora Taryn Southern e o single foi lançado nessa segunda (21/08).

O compositor de filmes Drew Silverstein, um dos fundadores, em entrevista para a TechCrunch, explicou que a Amper não pretende agir por conta própria, mas foi projetada especificamente para trabalhar em colaboração com músicos humanos:

“Uma das nossas principais convicções como empresa é essa: o futuro da música será criado na colaboração entre humanos e IA. Queremos que a experiência colaborativa impulsione o processo criativo para a frente”.

Dito isto, a equipe observa que, contrariamente às outras músicas que foram lançadas pelos compositores de AI, as estruturas de acorde e a instrumentação de “Break Free” são inteiramente o trabalho da inteligência artificial da Amper que quebra o modelo seguido dos IAs atuais na música. Geralmente, o trabalho original feito pela IA é amplamente reinterpretado pelos seres humanos. Isso significa que os humanos realmente estão fazendo a maior parte do trabalho de mão-de-obra. Como a equipe observa em seu comunicado de imprensa:

“O processo de liberação de música IA envolveu seres humanos fazendo mudanças manuais significativas – incluindo alterações em acordes e melodias”.

Esse não é o caso com Amper. As estruturas de cordas e a instrumentação são puramente da Amper e simplesmente funciona com comandos manuais do artista humano quando se trata de estilo e ritmo geral.

Ouça:

A Intelig…

Click here to view full post