Dados, dados, dados. Quem trabalha com e-commerce não pode ficar às cegas na hora de tomar qualquer decisão, como mostrou Gerson Ribeiro, cofundador da Vitrio na sua palestra “Analytcs/Inteligência de Vendas – Análise do Funil de vendas e aumento de conversões” no Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2017.

“Pensamentos antigos geram resultados antigos. Precisamos trazer uma ótima diferente para o nosso e-commerce”, cravou Ribeiro, que incentivou os varejistas a implantar ferramentas básicas de métricas, mas que, muitas vezes, são esquecidos pelos lojistas.

O principal exemplo é o chamado “enhanced e-commerce”, utilidade do Google Analytics que consegue mensurar a interação do internauta com produtos, incluindo impressões de produtos, cliques em produtos, visualização de detalhes dos produtos, adição de um produto no carrinho de compras, início do processo de checkout, transações e reembolsos. “O enhanced e-commerce é algo que não se pode trabalhar sem hoje, porque é uma quantidade imensa de dados”, afirmou.

Para ele, a análise de dados deve priorizar alguns pontos:

  • Analisar o funil de conversão por marca e produtos
  • Analisar a efetividade de um cupom de desconto ou promoção específica
  • Ter insumo para negociar verba cooperada e melhorar a negociação com o cliente
  • Planejar de forma preditiva campanhas por categorias e marcas

Funil de conversão

O uso do Google Analytics oferece oportunidade de destrinchar diversos aspectos do funil de conversão, gerando insights que podem melhorar significativamente a experiência de compra do cliente. Por exemplo, os formulários.

“Tem gente que ainda deixa o telefone fixo como um campo obrigatório. E às vezes você percebe que tem cliente que ‘erra’ dez campos do formulário. Será que o problema é com o internauta ou o formulário?”.

Segmentação por região

Segundo Ribeiro, com dados bem analisados é possível até descobri se vale a pena continuar vendendo para determinada região do país. “Quando falamos de planejamento de comunicação não tem como não falar em regiões, principalmente no e-commerce”, disse. “Vamos começar a analisar as regiões para ver, por exemplo, se vale a pena trabalhar com vários centros de distribuição se o seu e-commerce não estiver vendendo bem em determinados lugares ou se a entrega do produto demora para acontecer”, concluiu.

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Até a próxima  🙂
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