Para alguns empreendedores, adquirir uma empresa pronta representa menor risco do que iniciar um negócio do zero. Fato é que, se você souber escolher a empresa certa para investir seu capital, com certeza terá algumas facilidades em relação a uma organização nova.

Muitos são os motivos que levam o investidor a comprar uma determinada empresa, seja pela oportunidade de mercado, potencial de crescimento ou de melhorias, etc. Se você tem a intenção de empreender e quer saber mais sobre a metodologia de compra de empresas e como fazer a escolha certa, acompanhe as nossas dicas ao longo do texto. Aqui você descobrir quais os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de selecionar uma empresa para investir o seu capital.

O que saber antes de adquirir uma empresa?

Você sabia que o Brasil está entre os dez maiores países empreendedores do mundo?

Pois bem, isso faz com que diariamente surjam inúmeras oportunidades de compra de empresas de menor porte.

É preciso tomar alguns cuidados antes de fazer a escolha por determinada empresa. Conheça alguns pontos que merecem a sua atenção:

  •  É preciso saber se as suas características pessoais estão de acordo com as atividades realizadas pela empresa. Não basta apenas achar o negócio interessante, você tem que se imaginar à frente da organização.
  • Além de conversar com os sócios da empresa já existente, procure também a opinião de fornecedores e clientes.
  • Peça a ajuda de um especialista para levantar as certidões negativas da empresa, que mostrarão se a mesma possui dívidas e qual o valor. Além disso, é importante tirar certidões do FGTS, INSS, Receita Federal e Serasa. Nada impede que você negocie as dívidas junto com a compra da empresa.
  •  Analise a “estabilidade” da receita, verificando se tratam-se de receitas recorrentes, se estão adequadamente diversificadas em número de clientes, se existem riscos de entradas de novos concorrentes ou novas tec…
  • Clique aqui para ver a publicação completa