Bernardinho: o técnico campeâo do vôlei, também tem muito a ensinar aos empreendedores

Dono de um estilo de liderança único e icônico, Bernardinho é o maior campeão da história do vôlei e o maior medalhista olímpico brasileiro — conquistou 7 medalhas em 9 participações nos Jogos, como jogador e depois como líder das seleções feminina e masculina.

Além de um exemplo de líder nas quadras, Bernardinho também empreende e hoje é sócio da EduK, startup de cursos online, e da rede de restaurantes Delírio Tropical. Para contar sobre essa experiência e o paralelo que existe entre a liderança nas quadras e nos negócios, Bernardinho é um dos confirmados no Scale-Up Summit, evento inédito que acontece no dia 27 de outubro, com transmissão online.

Conheça a programação e os outros empreendedores confirmados no evento clicando aqui. A inscrição para assistir online é gratuita e você ainda tem acesso a mentorias online com grandes nomes, especialistas em empresas de alto crescimento.

Não é à toa que antes de empreender, Bernardinho já palestrava pelo Brasil inspirando lideranças e empreendedores. O tema? Lições de gestão que o esporte coletivo traz. Bernardinho frisa algumas semelhanças entre o universo do esporte e da gestão: a necessidade de identificar talentos, motivar continuamente o time, comprometimento do líder e organização com a motivação de cada pessoa do grupo; e principalmente, de se criar um espírito de equipe, de trabalho coletivo, para potencializar o desempenho do grupo.

Um time unido vai além de um talento individual

Bernardinho é economista formado pela PUC- Rio, e, como técnico de vôlei já conquistou junto à seleção brasileira de vôlei 30 importantes títulos, dos quais 5 medalhas olímpicas consecutivas.

“Os problemas que enfrento como treinador de equipes de alta performance são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar …

Click here to view full post