O CTA é uma estratégia já existente no meio online e também está em nossa realidade sem percebermos. Por exemplo, nessas frases que vemos regularmente nas ruas:

“Entre, ar-condicionado”

“Insira sua sugestão aqui”

“Cuidado, piso escorregadio”

Essas frases estão na maioria dos comércios da cidade e servem para indicar que você tenha certo tipo de ação. Na área de marketing digital, esse modo de incitar a pessoa a fazer algo é chamado de CTA, e é comum visualizarmos em landing pages, e-mails e anúncios.

Mas o que significa CTA?

O CTA, call to action, em sua tradução literal significa “chamada para ação”. Ou seja, é qualquer imagem, botão, banner ou texto que direciona o usuário a clicar em determinado link ou fazer algo.

Os tipos de CTA são diversos e podem ser usados em links de navegação ou compras, para fazer uma inscrição, preenchimento de formulários, fazer um download, entre outros. Eles também podem ser classificados como:

  • Primários: são aqueles botões de funcionalidade da página, como: “compre aqui”, “adicionar ao carrinho”, “finalize sua compra” em sites de e-commerce.
  • Secundários: são aqueles links de sugestões que a página dá ao usuário. Por exemplo, ao buscarmos um produto em um e-commerce, o site irá indicar outros produtos relacionados que possam despertar seu interesse.

Outro exemplo de CTA secundário é quando estamos lendo um blog e ao final do texto, há uma indicação de outros textos e vídeos. Por exemplo, como farei agora:

Quer saber mais sobre como usar CTA? Acesse o nosso canal no YouTube e veja o vídeo.

Simples, né? 🙂

Mas calma que esse texto ainda não acabou! Vamos te explicar porque os CTAs são importantes em anúncios e em postagens de Facebook.

Os CTAs em anúncios e em publicações do Facebook

Os call to actions dependem do que a empresa quer que o visitante realize para comprar ou saber mais sobre certo conteúdo, produto ou serviço. Por isso, é uma estratégia importante no processo do funil vendas, pois é a ponte de conversão do seu …

Clique aqui para ver a publicação completa