formação profissional em marketing digital

O objetivo deste texto é tirar algumas dúvidas e oferecer algumas reflexões sobre as mais diversas possibilidades de capacitação para quem busca se atualizar em marketing digital, seja você o estagiário ou o CMO da empresa.

Em 2007, quando comecei a formar profissionais de marketing digital, a diferença que existia entre eu (instrutor) e os alunos (participantes) é que eu tinha alguma experiência com campanhas de links patrocinados, SEO, planejamento de mídia online, campanhas de e-mail marketing e gestão de resultados.

Cursos de extensão em marketing digital

Por conta da especialização em marketing que eu tinha feito na época e a leitura de vários livros sobre o assunto, consegui organizar tudo (pouca coisa que existia na época) em módulos para capacitar esses profissionais.

Os interessados aprendiam na prática e já saiam dos laboratórios prontos para executar em suas empresas no dia a dia. De 2007 a 2016 foram mais de 50 turmas de extensão, com turmas entre 15 e 20 alunos e mais de 1.500 profissionais formados em cursos de extensão.

Vários destes profissionais conquistaram espaço em grandes agências, grandes anunciantes ou grandes veículos, muito mais pelos esforços deles mesmos do que pelo meu, claro. A minha contribuição foi mínima. Outros tantos se tornaram instrutores na mesma ou em outras instituições e alguns até fundaram suas próprias escolas de marketing digital.

Ofertas de cursos

Outro dia, fiz um levantamento rápido das escolas de marketing digital existentes hoje e que oferecem cursos presenciais ou a distância e fiquei impressionado com a quantidade de ofertas só na cidade de São Paulo.

Em uma busca básica no Google, achei mais de 20 escolas que oferecem cursos de extensão nas mais diversas áreas do marketing digital e assuntos relacionados. Isso sem contar com os cursos gratuitos nos Udemys da vida ou vídeo aulas em canais do YouTube.

Para quem deseja aprender marketing digital e não pretende dedicar muito tempo durante a semana ou mesmo muitos fins de semana, os cursos de extensão são ótimas opções e existem ótimas escolas, principalmente na região sudeste do Brasil.

Mídia programática, design thinking, gamificação e social CRM são os tópicos da moda e os profissionais mais antenados já estão buscando lugares para se atualizar com relação a esses assuntos, mesmo que a demanda por estes especialistas ainda seja pequena.

Pense nestas perguntas

As minhas dúvidas são relacionadas aos ciclos de vida: por quanto tempo mais o mercado vai usar, por exemplo, o inbound marketing como uma metodologia de marketing digital? Já pararam de usar o outbound completamente?

Por quanto tempo mais ainda usaremos os conceitos de gamificação, design thinking ou mídia programática? Dois meses, dois anos ou duas décadas?

O Facebook já investe em uma ferramenta de busca tão poderosa quanto o Google. E agora? Precisaremos fazer um curso de marketing de busca para Facebook?

Teremos que entender um novo algoritmo que não será o Panda, não será o Pinguim e nem o Pigeon (Pombo)? Estamos nos atualizando em assuntos do agora ou assuntos que nos mantenham vivos para os próximos 10 anos?

Hoje em dia temos soluções como Hubspot, RD Station, Oracle Marketing Cloud, IBM Marketing Cloud. E então eu pergunto: você se vê trabalhando com marketing digital daqui há dez anos? Da mesma forma como trabalha hoje?

E daqui cinco anos?

E os cursos que você tem feito, te capacitam de verdade para se manter atuando durante os próximos 5 ou 10 anos neste segmento de mercado?

O que te leva a fazer um curso hoje? Você é jovem e está em busca de qualificação profissional nesta área, ou já atua no mercado e precisa se atualizar.

Pense nestas perguntas e tente avaliar o que é melhor para você. Vejo muitos profissionais iniciando uma carreira em marketing digital sem muitas vezes entender muito bem do que se trata e sem ter noção de que em algum momento ele vai precisar fazer planos para o futuro.

Como eu disse antes, boas opções não faltam, a questão é se vão te ajudar mesmo ou se vão só chover no molhado. Grande abraço. [Web]

. . . . .

Leia também:

  • O inbound marketing em empresas com cultura de startup
  • Social media para startups
  • Marketing digital para startups: começando do começo

The post A formação profissional em marketing digital appeared first on Web.

Se você gostou da notícia compartilhe nos botões abaixo ou ao lado.

Fique atualizado, siga a gente no Instagram Facebook

Faça a análise SEO da sua empresa gratuitamente e em menos de 1 minuto. Análise Mercado Binário

Veja o texto original

Somos uma agência diferente, focada em vendas e automação.
http://criacaode.site
http://desenvolvimentode.site http://criacaositecuritiba.com

Até a próxima  🙂
Abraços Rodrigo Schvabe

Ou entre em contato conosco
Email: atendimento@mercadobinario.com.br


Endereço:
Mercado Binário

3ª andar – Av. João Gualberto, 1881 – Juveve,
Curitiba
Paraná
8003000

Telefones: (41)39088448
WhatsApp:(41)99547-3615