Pesquisa realizada com oito das maiores empresas do varejo brasileiro revelou que cerca de 90% das líderes pretendiam realizar contratações temporárias para o setor de call center no Black Friday, com o objetivo de atender a demanda do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), responsável pelo recebimento de informações, dúvidas e reclamações.

Porém, nenhuma das companhias entrevistadas acredita que terá desempenho de atendimento superior à edição passada.

A pesquisa, encomendada pela NeoAssist, empresa especializada em soluções para o atendimento ao consumidor, mostrou que atender bem o público é uma prioridade das organizações. Porém, apenas 38% das companhias entrevistadas acreditam que uma equipe bem gerida é o principal fator de sucesso para o período.

Além da contratação de novos colaboradores, as empresas precisam se atentar em relação à importância de manter recursos tecnológicos avançados, reduzindo e otimizando processos.

A maioria das companhias entrevistadas possuem canais de atendimento ao consumidor distribuídos em redes sociais, telefone, chat, formulário via web ou e-mail, além da plataforma de autoatendimento, responsável por reter grande parte das dúvidas simples e informações rápidas. Em contrapartida, nenhuma delas integra todos os seus serviços em uma única plataforma.

Para Albert Deweik, especialista em atendimento ao consumidor e CEO da NeoAssist, a falta de unificação prejudica o contato entre empresa e consumidor. “Os gestores dizem que se preocupam com a qualidade nos serviços oferecidos, mas não conseguem colocar isso em prática”, pontuou.

Para ele, quando a empresa unifica todos os canais, os dois lados saem ganhando. “O consumidor sai mais satisfeito com a qualidade e a otimização do tempo e a empresa consegue ter uma visão única de cada cliente, entendendo mais sobre ele e empoderando o agente para a tomada de decisões importantes e auxílio na compra de forma mais assertiva”, completou.

O CEO surpreendeu-se na pesquisa com a integração do atendimento com outras áreas e sistemas da empresa, como CRM e ERP. Nenhuma das companhias entrevistadas faz este processo, o que demonstra uma falta de percepção estratégica sobre a área.

“As empresas ainda não perceberam que a área de atendimento é estratégica e pode, de fato, gerar lucro. Entender que o relacionamento com clientes é parte de um todo é fundamental para se posicionar como uma empresa de sucesso no século 21.”

A pesquisa mostra ainda que todas as empresas entrevistadas investiram mais em atendimento e tecnologia neste ano. De modo geral, os gerentes demonstram uma ideia positiva ao que se refere à equipe de atendimento.

Essa percepção espontânea, realizada com o gestor antes que ele reflita sobre aspectos do seu time, revela que todas concordam com o preparo para atender a grande demanda de clientes durante o período.

Deweik acredita que colaboradores bem treinados e processos definidos são os principais fatores de sucesso para uma equipe de atendimento, principalmente em períodos de altas demandas, como o Black Friday.

“Do ponto de vista de atendimento, os dois principais fatores de sucesso são treinamento e processos bem desenhados. Já em relação ao autoatendimento, posso destacar a sua importância pela simplicidade da utilização e pelo histórico de contato daquele consumidor, otimizando tempo e garantindo maior qualidade no serviço prestado”, pontuou.

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