Segundo dados da última pesquisa AdReaction realizada pela Kantar Millward Brown, 81% da Geração Z (chamados de “centennials“) residentes na América Latina está preocupada com a privacidade de dados, contra 75% da média global. A pesquisa avalia a percepção dos consumidores sobre a receptividade da publicidade e entrevistou 23 mil consumidores em 39 países, na faixa de 16 a 49 anos.

Os “centennials”, segundo são Maura Coracini, Media & Digital Manager na Kantar Millward Brown, se apresentam como dependentes digitais, criados por pais mergulhados na tecnologia. “A Geração Z que fica em média seis horas conectada tem mais tempo livre e está mais disposta a interagir com anúncios relacionados a entretenimento. Essas informações sobre a preferência dessa geração em relação ao consumo de mídia é importante para entender quando e como você deve oferecer seus anúncios”, salientou Maura.

Tanto a Geração Z como a Geração Y estão mais conectadas à internet (em relação à Geração X), sendo que o consumo de TV continua em alta no Brasil e a relação da Geração X com os meios de comunicação tradicionais é muito mais representativa.

“O Facebook ainda é a rede social de maior penetração em todas as gerações, já o Instagram é o preferido da Geração Y e o Snapchat segue crescendo bastante na preferência dos jovens da geração Z”, explicou Maura. Além das redes sociais, os vídeos estão ganhando cada vez mais força: cerca de 80 a 85% do consumo em termos de navegabilidade será destinado aos vídeos.

Como vencer os adblockers?

Uma a cada cinco pessoas que possuem smartphones em todo o mundo instalaram algum tipo de adblocker em seus dispositivos, apontou a pesquisa. Entre as principais reclamações dos entrevistados está o fato de que o “anúncio deixa o dispositivo lento demais”.

Entre as boas práticas que podem melhorar a receptividade do consumidor para estes anúncios está o uso de estratégias como vídeos de curta duração, o humor, a música, e recursos como efeitos especiais e realidade aumentada. “Todas as gerações gostam de saber mais sobre as suas marcas: a Z gosta de colaborar nas decisões das empresas e a X gosta, particularmente de saber sobre os “bastidores””, finalizou Maura.

Baixe o estudo na íntegra aqui: http://www.millwardbrown.com/adreaction/genxyz/

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