patrocinio dell e intel

Da criação da vaga ao onboarding: entenda como recrutar e selecionar os melhores profissionais para o seu time de tecnologia.

Quais profissionais eu devo contratar para formar um bom time de tecnologia? Como saber se o candidato tem a habilidade técnica que eu preciso? E o fit com a cultura, é possível identificar durante a entrevista? Essa são algumas das dúvidas que surgem na cabeça dos empreendedores durante o processo de recrutamento de um time de Tech. Para respondê-las, conversamos com especialistas no assunto, Anderson Gomes, CTO do ContaAzul, empresa que oferece um sistema de gestão online para pequenos empreendedores, e Miriam Kimura, líder de Talent Acquisition da Dell para Brasil e América Latina. Trouxemos aqui os principais aprendizados.

Quem são os profissionais de um time tech

Fala-se muito sobre as dificuldades em se encontrar e contratar desenvolvedores, mas esse não é o único profissional em um time de tecnologia. Talvez, dependendo do seu estágio, você ainda não precise de um desenvolvedor, porque antes de sair fazendo é importante validar a sua ideia com protótipos simples que podem não exigir uma engenheiro de software. No ContaAzul a estrutura dos times, além dos desenvolvedores, varia entre Analistas de Negócios, Gestores de Produtos e UX Designers. Esses são os papéis que geralmente acompanham a discovery, que tem como missão pegar a estratégia da empresa e, a partir dela, definir quais produtos de fato serão validados e então desenvolvidos.

Para Anderson Borges, CTO da empresa, “antes de um produto chegar para ser desenvolvido nós precisamos saber onde queremos chegar e que tipo de produto queremos entregar. Eu diria que apenas depois que essa estrutura de discovery esteja bem clara e definida o time de tecnologia precisa de engenharia de software.” Ele também explica que é comum no mundo das startups um dos sócios assumir esse papel de discovery. “Nessa fase, ele vai criar um p…

Clique aqui para ver a publicação completa